Gaze com gesso; Nivea; Rolo de papel de cozinha; Tintas: preto e branco e cores primárias; Cola branca; Pincel; Toalha; Caixa de plástico; Fita; Saco do lixo; Tesoura.
Tema: Animal fantástico Nome do animal: “Misterioso” Formato de apresentação animal em 3d e relatório Projecto de Animação Criação de um animal fantástico Calendarização: entrega do relatório e do animal a 7 de Novembro Material: - botão preto; - lã cor-de-laranja; - casaco de leopardo; - almofada; - linha laranja e preta; - agulha; - arame; - esferovite; - pêlo preto; - cola branca; - água; - jornal - tecido preto.
Etapas do meu animal Fantástico: 1. Recolha na biblioteca de uma foto do animal; 2. Desenhar o animal numa folha de papel e pensar também no transporte; 3. Começar a pensar no material que vou usar.
1.Cozi a almofada; 2.Forrei a almofada com o tecido de Leopardo.
1. Fiz a cabeça com um balão, jornais e cola e forrei-a com tecido de leopardo. 2. Comecei a fazer as patas do animal com tecido e enchias com esferovite e depois forrei a ponta da pata com pelo, e no pescoço também levou pelo.
Comecei a tratar da parte da cara e fazer os bigodes com arame e lã cor-de-laranja.
1.Fiz o nariz com um botão preto e lã cor-de-laranja. 2.Coloquei os olhos com flores da almofada que serviu para fazer de corpo do animal.
1.Acabei por fazer a boca com uma bola de lã cor-de-laranja e com pelo á volta. 2.Os olhos desisti dos outros e fiz estes com pelo a volta e tecido preto.
Reflexão crítica: O meu trabalho no ínicio não estava a correr bem, não sabia o que fazer e sentia-me desanimada mas acabou tudo por se resolver. Recebi muita ajuda de algumas pessoas da turma e da professora onde tinham um pouco de experiência ou tinham uma ideia para o meu animal. As dificuldades foram: cozer o animal, não fazia a ideia de como o cozer e ideias para o tornar um animal fantástico, os olhos e também a boca foram os que deram mais trabalho e onde tive maior dificuldade. Essas dificuldades superei com a ajuda das colegas da turma e da professora ou mesmo improvisando. Cumpri com o que foi pedido, utilizar objectos recicláveis. Ajudei também quem precisava, quando não podia trabalhar mais no meu animal. Com este projecto aprendi a fazer de objectos não uteis, a passarem a ter utilidade.
Sugestões para futuros trabalhos: O que melhoraria no meu animal era que não o tornaria um peluche mas sim alguma coisa com mais utilidade, como por exemplo: um guarda-jóias, um candeeiro ou até mesmo um espelho. Não quer dizer que os objectos que utilizei não o tornaram útil, ele continua a ser útil e a ter utilidade para mim. Mas acabamos sempre por pensar noutra coisa, ou faríamos melhor quando o trabalho encontra-se realizado. Há sempre pontos que melhoraríamos. No caso do meu animal em vez da almofada poderia usar um “abjour “, a cabeça não faria em balão mas sim numa coisa mais fofa, de resto gosto muito dele.