Objectivos: Reconhecer seus próprios valores e os valores dos outros.
Material: Cartões onde devem estar escritos valores.
Procedimentos: Cada participante recebe um cartão com um determinado valor (de preferência, um valor que ele possa ter) por exemplo: optimismo,alegria, esperança, solidariedade, sinceridade, honestidade, etc. Alguns instantes de reflexão.Cada participante vai dizer então se possui ou não este valor apresentado pelo cartão, justificando-se. Ao final da dinâmica, é bom que cada um compartilhe como se sentiu no correr da dinâmica, com como os valores que descobriu em si e nos outros companheiros.
Morto-Vivo
É uma brincadeira muito divertida, e que faz muito sucesso entre as crianças. Não será necessário nenhum tipo de material para o seu desenvolvimento e ela pode ser aplicada em crianças acima dos quatro anos.
Tem como principais objetivos desenvolver a agilidade, atenção, a percepção auditiva e os reflexos das crianças.
Desenvolvimento:
O professor deve colocar as crianças em uma fila horizontal, cada vez que o professor falar a palavra MORTO as crianças devem se abaixar e quando falar VIVO os pequenininhos devem se levantar. Acelere a velocidade em que diz essas palavras e quem se confundir deve sair da brincadeira, até que fique apenas um vencedor para que a brincadeira recomece.